Você sabe o que é Multiculturalismo?

O que é Multiculturalismo?

A palavra multiculturalismo é um termo utilizado para definir a mistura de culturas e povos. Desde já, um fato que vem crescendo no mundo com o passar dos anos, fazendo com que a população seja cada vez mais mista.

Contudo, o multiculturalismo pode acontecer por diversos motivos. Como a busca de um lugar melhor para se viver, a busca de qualidade de vida, mudança de cidade, de estado ou até mesmo de país. Por necessidade ou apenas em busca de seus objetivos pessoais. Este ato faz com que pessoas de costumes, religiões, raças e culturas diferentes se relacionem, e aprendam a conviver. Proporciona a misturara de culturas e até mesmo criação de novas.

O Multiculturalismo no Canadá

Alguns países são considerados mais multiculturais do que outros, como por exemplo o Canadá, que se tornou referência para o multiculturalismo, possuindo mais de 200 etnias. Por este motivo muitas pessoas buscam viajar a passeio, ou em busca de estudos, movimentando o turismo do país.

O Canadá valoriza as diferentes culturas, o governo busca construir um ambiente de respeito e sem discriminação (de raça, cor ou religião). Busca ensinar desde a infância através das famílias, nas escolas, no rádio e na TV, pois, não é apenas o fato de ter culturas diversas no país, mas buscar o mesmo objetivo de viver em comunhão, com direitos iguais e qualidade de vida. Além do destaque no turismo, outros pontos positivos no país são a rigorosidade das leis e a referência na educação. Ao mesmo tempo alguns canadenses possuem uma postura mais introvertida em relação ao aumento da população estrangeiras. Pois, a miscigenação extrema pode gerar uma perda dos próprios costumes e culturas canadenses com o passar dos anos. 

Foto: Reprodução – Imagem retirada da internet.

O Multiculturalismo no Brasil

O Brasil também é considerado um país multicultural, ele traz consigo a mistura de culturas desde sua descoberta, com a chegada dos portugueses, os indígenas que aqui habitavam, os africanos trazidos para o trabalho escravo, e os europeus invasores. Toda essa diferença cultural foi forçada a aprender a conviver, perdendo alguns costumes, adquirindo outros, aprendendo novas coisas de maneira natural e de maneira forçada. Também vivendo relações amorosas, ou não, que gerou descendentes mistos. Desde então o país tem uma considerável facilidade de adaptação, tornando-se um povo miscigenado, receptivo, curioso e alegre, facilitando a chegada de estrangeiros, que também se adaptam e ficam no país, trazendo novas culturas que aos poucos são inseridas na cultura brasileira.

A busca por igualdade atualmente ganhou mais visibilidade devido às redes sociais, e os meios avançados de comunicação. A Secretaria de Educação, os estados, os municípios, as escolas e os professores estão sempre buscando o fim da desigualdade no ensino. Tentando desenvolver novas formas de fazer com que os alunos não pratiquem o preconceito e sintam-se cada vez mais pertencentes. Através deste estudo, descobri os projetos realizados na Bahia e no Rio de Janeiro, (a escola através dos muros). Estados relativamente afastados, mas conectados na busca do respeito às diversidades culturais e usufruindo do entorno da escola, como elementos chave para o aprendizado do aluno, consequentemente amadurecendo sua socialização como indivíduo na sociedade. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *